segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Praticar o bem sem olhar a quem

Ontem, quando disse que faltavam duas frases de O Evangelho Segundo Jesus Cristo pra acabarem com todas as que eu tinha anotado, eu me enganei. Na verdade, eram três! E agora duas, pois uma eu postei ontem. Mais uma estou postando hoje, e se der posto a terceira amanhã, para poder fazer a análise do livro inteiro na 5ª.
Não vou enrolar mais, lá vai a frase:

“o mal é como a famosa e nunca vista ave Fénix que, parecendo morrer na fogueira, de um ovo que as suas próprias cinzas criaram volta a renascer. O bem é frágil, delicado, basta que o mal lhe lance ao rosto o bafo quente de um simples pecado para que se lhe creste para sempre a pureza, para que se quebre o caule do lírio e murche a flor da laranjeira.”
O Evangelho Segundo Jesus Cristo
José Saramago

Achei um tanto pessimista essa frase. Fora isso, minha interpretação desta foi que é muito fácil pecar, pois às vezes é prazeroso; e muito difícil fazer o bem. Mesmo difícil, sempre vale à pena fazer o bem. “Sem olhar a quem” como diz o ditado. Esse poderia ser o lema de vida de todo mundo. Pra falar a verdade, nem é o meu. Prefiro o “Não fazer com os outros o que não gostaria que fizessem com você.”, que no final das contas acho que da tudo no mesmo! Na aula de Filosofia do bimestre passado o professor falou que essas duas frase tão conhecidas fazem parte de uma mesma coisa: ÉTICA
Li num livro outro dia uma outra frase que também é meu lema de vida (por que não ter mais de um?), ela falava mais ou menos isso: Se tiver várias formas de fazer uma coisa, escolha sempre a mais difícil, pois isso aumentará a sua Inteligência. Por exemplo, preferir fazer cálculos de cabeça em vez de usar a calculadora.
Mas se praticar o bem pode ser mais difícil que pecar, então, pratique o bem, isso aumentará a sua Inteligência! Hahaha... Bem, isso não está nada provado, mas praticar o bem é bom! O próprio nome já diz! Então, pratique o bem sempre, pois não há dúvida nenhuma, isso te fará feliz!

3 comentários:

  1. Nossa! Eu estava justamente pesquisando sobre este provérbio e acabei aqui neste blog.
    Gostei muito do que li aqui e no perfil. Bela filosofia de vida! Se todos nós tivéssemos esse pensamento, o mundo seria mais feliz!!!

    Mércia

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desta frase e realmente quando se menos espera surge aquela frase,causando o maior impacto na sua cabeça que por algum motivo ou outro, ou até dependendo do estado de espírito que esta sua vida se encontra naquele momento faz com que a partir dali você reflita sobre seus atos e sobre as pessoas que estão a sua volta. Nada melhor do que uma boa reflexão... Se todas pessoas fossem adeptas a refletir sobre a vida e seus atos, com certeza as pessoas seriam mais felizes, achariam um bom sentido de se levar a vida e veriam que não é difícil de se conviver em grupo....
    A humanidade ta repleta de pessoas pessimistas, que com seu pessimismo e sua falta de iniciativa não aceitam a felicidade do próximo, tornam´se pessoas egoistas, mesquinhas, fracas e infelizes!!!
    E para prestigiar essa reflexão nada melhor do que lançar uma nova... A vida é feita de escolhas, basta você escolher querer ser feliz ou não, pois tudo é possível para aquele que cre!

    E é assim que eu vivo

    Me pergunto: Será se todos meus esforços não tem sido em vão,
    se toda minha persistência tem valido a pena, se realmente vou obter os resultados que sempre esperei?

    Não sei, mas sei que se eu conseguir tirar proveito de cada segundo vivido, sei que pelo menos não levarei o arrependimento comigo de ao menos não ter tentado.
    Vitorioso aquele cuja persistência o teve por merecimento!
    Pare de se conformar com aquilo que é comum, sem tentar inventar nada, pare de ser feliz no momento do seu próprio engano. Não tema a si mesmo e pare de fugir de si próprio, de tudo que sente.
    Pessoas são iguais o tempo todo e correm o tempo todo sem rumo e sem direção.

    Me pergunto? - Será que isso vale a pena? Será que existe uma grande vantagem em não sentir, em não se entregar, em não amar e viver isolado dentro de sonhos, fantasias, ou de mentiras que inventamos e aceitamos o tempo todo para preencher nosso vazio interior?

    Eu tenho minha resposta: E você?
    Apague o passado, cultive o presente, não se engane com falsas ilusões e abra seu coração para assim poder enxergar o verdadeiro significado de viver e nunca esqueça, viva o hoje intensamente, porque o nosso amanhã é o hoje de cada dia e a felicidade existe sim, mas sua corrida é que pode estar sendo trilhada na direção errada!!!
    Ame, ame e ame!!!

    "Uma coisa é você achar que está no caminho certo, outra é achar que o seu caminho é o único. Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um sabe da sua própria dor e renúncia".


    Com satisfação
    Daiane Fortes

    ResponderExcluir
  3. Estou atenta todos os momentos de minha vida á esta disciplina: Faça aos outros exatamente o que gostaria que fizessem para você. Tomo muito cuidado com a palavra não, pois ela desperta a curiosidade do porquê não?Tento exercitar meu cérebro a deixar de pensar em punições e sim em soluções para que os castigos parem de acontecer para corrigir, e que as correções possam ser medidas preventivas e de proteção.Espero que alguém leia essas poucas palavras e a partir delas multiplique o meu pensamento que é uma cópia singela dos ensinamentos de JESUS CRISTO, nosso Mentor.

    ResponderExcluir